Relatório sobre a avaliação externa das escolas no último
ano lectivo revela bom desempenho da generalidade dos estabelecimentos.
Mais de 90% dos 231 agrupamentos de escolas e escolas não-agrupadas sujeitos
a avaliação externa no ano lectivo 2011/2012 receberam classificações de “Bom”
e “Muito Bom” em cada um dos três domínios analisados – Liderança e Gestão,
Resultados e Prestação do Serviço Educativo.
De acordo com o relatório da Inspecção-Geral da
Educação e Ciência (IGEC), o domínio da Liderança e Gestão foi que se destacou
pela positiva. Foi o único em que a classificação de “Muito Bom” (obtida por
mais de metade das escolas, 51,1%) prevaleceu sobre todas as outras e em que se
registaram dois “Excelentes” (0,9%). Neste domínio, 40,2% das escolas ou
agrupamentos obtiveram “Bom” e 7,8 “Suficiente”. Não se registou qualquer
“Insuficiente”.
No que respeita ao item Resultados, a avaliação foi, em termos genéricos, a
menos positiva. Ainda assim, a maior parte das escolas obteve a classificação
de “Bom” (67,1%) e cerca de um quarto (23,4%) conseguiu o “Muito Bom”.
Registou-se um “Insuficiente” (o único, em todo o estudo) e a mais alta percentagem
de classificações de nível “Suficiente” (9,1%).
No domínio da Prestação do Serviço Educativo, a classificação de “Muito Bom”
foi atribuída a mais de um terço das escolas avaliadas (34,7%) e 59,7%
obtiveram “Bom”. A classificação de “Suficiente” foi dada a 5,6% das escolas.
(…)
A avaliação incidiu sobre os três domínios referidos, cujo âmbito é
pormenorizado no relatório. Ali se esclarece que, no domínio dos Resultados,
estão incluídos os resultados académicos (que incluem itens como qualidade do
sucesso e os níveis de abandono e desistência), os sociais (em que são tidos
tem conta aspectos como a disciplina e as formas de solidariedade) e o
reconhecimento da comunidade (avaliado pelas formas de valorização dos sucessos
dos alunos e pelo contributo da escola, por exemplo).
O domínio da Prestação do Serviço Educativo, pode ler-se, integra aspectos
como o planeamento e articulação (em que são tidos em conta a abertura do
currículo ao meio ou o trabalho cooperativo entre docentes, por exemplo); as
práticas de ensino (em que são considerados, entre outros aspectos, a adequação
das actividades às capacidades e aos ritmos de aprendizagem das crianças e o
recurso a metodologias activas e experimentais); e a monitorização e avaliação
do ensino e das aprendizagens (em que são avaliados itens como a eficácia das
medidas de apoio educativo ou prevenção da desistência e do abandono).
O domínio Liderança e Gestão inclui, no que respeita ao primeiro aspecto, a
avaliação de itens como o fomento do sentido de pertença e de identificação com
a escola, a valorização das lideranças intermédias e o desenvolvimento de
projectos, parcerias e soluções inovadoras. A capacidade de gestão é avaliada
com base em dados como os critérios de constituição dos grupos e das turmas e
os de elaboração de horários e de distribuição de serviço ou a avaliação do
desempenho e gestão das competências dos trabalhadores. Faz parte deste domínio
a capacidade de “auto-avaliação e melhoria”.
Verso retirado da canção "Sul, norte, campo, cidade" que pode ouvir aqui
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