Deficientes sentem-se excluídos pelo governo no que concerne à educação
Machavate
diz que por mais que uma criança com deficiência seja matriculada no
sistema nacional de ensino, ela é excluída, mas, muitas vezes, não
porque o professor assim o quer, e sim devido às suas fragilidades para
educar esta criança.
Embora
o Ministério da Educação tenha lançado um projecto de educação
inclusiva há 10 anos, quase pouco ou nada fez para o prosseguimento do
mesmo. São os próprios deficientes que o dizem e acrescentam que o
número de escolas especiais conta-se aos dedos.
Falando
no âmbito do seminário do relançamento do projecto de educação
inclusiva, o secretário-executivo da Associação dos Deficientes de
Moçambique, Ademo, Abel Machavate, disse que a solução deste problema
passa pela formação de professores capazes de responder às necessidades.
Todos têm direito à educação. Muitas vezes não basta lançar os instrumentos e colocar os outros a trabalhar, é preciso ver se lançamos os instrumentos certos e ajudar todas estas crianças e jovens a terem direito à educação certa.
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