MEDOS DE PROFESSORES
Salientam-se, aqui, os três maiores medos dos professores em contexto escolar. O
primeiro medo dos professores, o de que o salário não lhes permita satisfazer as suas
necessidades pessoais e familiares, pode ligar-se à teoria de Erikson (1980), no que
respeita ao estádio produtividade versus estagnação, sobre o desenvolvimento dos
adultos.
Salientam-se, aqui, os três maiores medos dos professores em contexto escolar. O
primeiro medo dos professores, o de que o salário não lhes permita satisfazer as suas
necessidades pessoais e familiares, pode ligar-se à teoria de Erikson (1980), no que
respeita ao estádio produtividade versus estagnação, sobre o desenvolvimento dos
adultos.
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O segundo maior medo dos
professores liga-se com questões didácticas, prende-se
com o receio de o professor não saber lidar com a desmotivação escolar dos jovens, o
que vai ao encontro de outras investigações, ligadas ao mal-estar docente e aos factores
de insatisfação profissional (Esteve, 1992; Jesus, 2000; Prick, 1989; Trigo-Santos,
1996).
com o receio de o professor não saber lidar com a desmotivação escolar dos jovens, o
que vai ao encontro de outras investigações, ligadas ao mal-estar docente e aos factores
de insatisfação profissional (Esteve, 1992; Jesus, 2000; Prick, 1989; Trigo-Santos,
1996).
(…)
O terceiro medo relaciona-se com a temática da indisciplina
e é o medo de o
professor ter alunos violentos. Este medo constitui, na actualidade, o principal factor de
mal-estar docente para muitos professores (Curto, 1998; Jesus, 2000; Vale & Costa,
1998; Veiga, 2002, 2007), uma vez que nos últimos anos tem havido um aumento da
frequência e da gravidade das situações de violência nas escolas e de indisciplina dos
alunos na sala de aula.
Luísa Fernandes
Feliciano H. Veiga
professor ter alunos violentos. Este medo constitui, na actualidade, o principal factor de
mal-estar docente para muitos professores (Curto, 1998; Jesus, 2000; Vale & Costa,
1998; Veiga, 2002, 2007), uma vez que nos últimos anos tem havido um aumento da
frequência e da gravidade das situações de violência nas escolas e de indisciplina dos
alunos na sala de aula.
Luísa Fernandes
Feliciano H. Veiga
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