Um estudo norte-americano demonstrou que designar objectos facilita a
aprendizagem e a associação de palavras nas crianças, independentemente da
categoria sócio-profissional dos pais.
O estudo, recentemente publicado na PNAS,
por uma equipa de investigação da Universidade
de Chicago avaliou 50 famílias norte-americanas e indica que apontar um
objecto enquanto se fala dele, permite que as crianças retenham mais facilmente
o seu nome.
A técnica permite que os mais pequenos retenham mais palavras antes de
entrar para a escola – o que lhes confere alguma vantagem sobre outras
crianças. Segundo a equipa, as capacidades individuais e o temperamento não são
o único factor a ter em conta na aquisição do léxico.
Para a investigação, os cientistas filmaram a interacção quotidiana entre as
mães e as suas crianças, a partir dos 14 meses. A qualidade das informações
fornecidas pelas progenitoras aos seus filhos foi avaliada por um painel de 218
adultos que visualizaram os vídeos. A quantidade de palavras utilizada foi
mensurada em número de palavras por minuto.
No entanto, a qualidade não esteve relacionada com a quantidade, já que o
facto de pronunciarem várias palavras não significa que tivessem valor
informativo para as crianças. O status social dos pais também não tem nada a
ver com a clareza da interacção.
A aquisição de vocabulário produz-se por acumulação e selecção da informação
– a criança aglutina o conjunto das situações, mas vai triando os sinais que
percebe (sons, gestos ou olhares), de forma a conservar aquilo o que lhe
interessa.
Os estudos em curso poderão oferecer ferramentas que facilitem a
aprendizagem das crianças.
Notícia do site Ciência Hoje de 2
de Julho de 2013.
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