As
crianças com Perturbação de
Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) apresentam melhores resultados na
escola se fizerem exercício físico.
De acordo com um estudo publicado no “Journal of Pediatrics”, bastam 20 minutos
de atividade para que estas crianças consigam concentrar-se melhor (e
distrair-se menos) nas aulas. Segundo os autores do estudo, da Michigan State
University, nos EUA, esta conclusão pode ter um impacto significativo nas
crianças com PHDA: “o exercício físico pode ser uma ferramenta muito importante
entre as nossas opções não medicamentosas para tratar a PHDA. Pode ser a
primeira abordagem e é essa a recomendação que fazemos aos psicólogos do comportamento”.
A
investigação envolveu 40 crianças, 20 das quais com PHDA, com idades entre os
oito e os 10 anos, e permitiu verificar que ambos os grupos apresentaram
melhores resultados em testes de matemática e compreensão depois de fazerem 20
minutos de exercício. A concentração é um dos maiores desafios das crianças com
défice de atenção e, com base nestes dados, os investigadores aconselham as
escolas a aumentarem e integrarem diversas atividades físicas nos horários
escolares.
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