terça-feira, 9 de outubro de 2012

É sempre bom (re)lembrar

É fácil compreender que o entusiasmo ajuda a aprender pois temos tendência a recordar mais facilmente eventos que despoletaram uma resposta emocional. O cérebro aumenta o número de ligações “ON” de neurónios.
Quanto aos hidratos de carbono, são estes que fornecem glucose (energia) ao cérebro porque se transformam em glicoproteínas, moléculas que funcionam como uma “cola” entre as sinapses dos neurónios, facilitando as suas ligações, e claro, a aprendizagem.
Daí a extrema importância do pequeno almoço e de snacks ao longo do dia, principalmente em períodos de aprendizagem como as aulas. Está comprovado que dietas extremas dificultam a aprendizagem.
A importância de uma boa noite de sono, está directamente relacionada com os tais períodos REM (movimento repetido dos olhos) e não-REM de que falei a semana passada. Em período REM ou de sonhos, as ligações entre os neurónios que transportam a informação aprendida são fortalecidas.
Já no período não-REM, os canais de cálcio (proteínas envolvidas na “corrente eléctrica” do neurónio) ficam mais activos, ocorre mais actividade neuronal de reposição de informação, fortalecendo a memória de longo-prazo.

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