sexta-feira, 20 de setembro de 2013

"Nunca falta a ninguém uma boa razão para suicidar-se." (Cesare Pavese)



Denunciado por alguns como um sinal macabro das crescentes pressões a que estão sujeitos os jovens na competitiva sociedade chinesa, uma universidade no sul da China pediu, no domingo passado, aos caloiros que assinassem um contrato em que a absolvem de qualquer responsabilidade no caso de se suicidarem ou sofrerem lesões durante o período em que frequentem aquela instituição.
Os mais de cinco mil caloiros que chegaram à Universidade de Tecnologia de Dongguan, na província costeira de Guangdong, foram obrigados a assinar um documento em que isentam à partida a universidade de toda a responsabilidade em casos de suicídio e assassínio.
Questionada pela imprensa chinesa, a direcção da universidade logo explicou que não havia razão para dramatismos e que o acordo não passa de um "caloroso lembrete" aos alunos para que fiquem cientes da política da escola quanto à admissão de estudantes. Já os pais, indignados, e muitos comentadores que entretanto se manifestaram na internet contra o documento afirmam que este só serve para agravar a pressão sobre estudantes que já chegam ao ensino superior com níveis de stresse muito para lá do recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário