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O projecto BESP – Benchmarking das Escolas Secundárias Portuguesas –
apresenta uma plataforma web inovadora em Portugal. Esta plataforma
serve de apoio às escolas em duas grandes vertentes da sua avaliação: Avaliação Interna e Avaliação Externa.
Esta plataforma serve também de apoio à comunidade em geral (pais e
alunos) que podem consultar para cada escola uma série de indicadores
que têm por base dados públicos.
Para ambos os casos, um conjunto de indicadores desempenha um papel
central. Estes indicadores mostram o desempenho das escolas a vários
níveis (contexto, resultados, recursos e processo) e são produzidos
para dois tipos de cursos: científico-humanísticos e profissionais. Para
produzir os indicadores são utilizados dados provenientes do Ministério
da Educação (resultados de exames nacionais) e das próprias escolas. O
público em geral tem acesso apenas a dados públicos, enquanto os
utilizadores registados (escolas) têm acesso aos dados públicos e aos
dados provenientes da escola e disponibilizados ao BESP através do
preenchimento de um questionário on-line. Os indicadores
disponibilizados às escolas podem servir de apoio à sua avaliação interna
(porque proporcionam uma visão da evolução do desempenho da escola ao
longo do tempo), e à sua avaliação externa (porque permite às escolas
ver graficamente a sua posição relativamente a outras escolas nos
vários indicadores – a este processo chamamos benchmarking).
O BESP calcula indicadores para duas áreas das Escolas:
Científico-Humanístico e Profissional. No entanto, os dados relativos ao
ensino Profissional só estão disponíveis para utilizadores registados.
O BESP possibilita também a elaboração de rankings
de escolas semelhantes aos produzidos anualmente pela comunicação
social, sendo que o utilizador pode efectuar o ranking de forma
‘customizada’ e para as disciplinas que mais lhe interessam.
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