Segundo uma
notícia do The Gardian, Hannah Phillips perdeu a conta das
vezes em que o seu filho James foi excluído das escola primária por
comportamento disruptivo .Houve telefonemas diários da direção, muitas vezes
pedindo-lhe para o levar para casa, e os seus três irmãos mais velhos estavam
cansados de ser chamados à classe para lidar com ele. Era frequentemente
isolado da turma e excluído das visitas de estudo e das atividades da escola.
James tem
síndrome de Down e dificuldades moderadas de aprendizagem. O que os professores
classificavam como comportamento disruptivo era na verdade "excitação
geral e alegria de viver", diz a mãe. Com o tipo certo de ajuda, ela
acredita que ele poderia ter progredido bem numa escola regular. Mas estava
desapontado com o apoio que lhe foi proporcionado. "A atitude parecia ser:
Nós não o queremos realmente aqui, mas temos de mantê-lo porque o sistema de
educação diz que temos aceitar as crianças com necessidades educativas
especiais. "
Julie
Sheppard também efetuou viagens frequentes à escola para levar o seu filho
Logan, autista, porque a direção referia que o seu comportamento era
inaceitável. para Julie, as sucessivas viagens de ida e volta à escola era
demais. "Recordo-me de ligar à minha mãe em lágrimas dizendo: Não consigo
continuar assim".
Há
orientações claras para as escolas, estabelecidas pelo Departamento de
Educação, acerca de exclusões. Uma criança só pode ser legalmente excluída por
razões disciplinares e os diretores devem comunicar formalmente aos pais e
encarregados de educação formal, por escrito, os motivos que levaram à exclusão
do filho e por quanto tempo.
Mas uma nova
pesquisa publicada pelo Contact A Family sugere que algumas escolas procedem
com regularidade a exclusões ilegais. A pesquisa efetuada junto de mais de 400
famílias de crianças com deficiência ou necessidades adicionais descobriu que
22% são ilegalmente excluídos uma vez por semana e 15% todos os dias (para
parte do dia). Mais de 60% dos pais disseram que o seu filho foi colocado num
horário a tempo parcial - algo que pode ser apropriado por curtos períodos de
tempo (por exemplo, quando uma criança está de regresso à escola depois de uma
doença), mas não deve continuar indefinidamente. Enquanto a maioria das
crianças vítimas de exclusões ilegais estão em escolas regulares, cerca de 20%
estão em escolas especiais. As razões mais comuns para a exclusão são de que a
escola não tem pessoal de apoio suficiente ou que a criança está a "ter um
dia ruim".
Por Janet
Murray
Esta notícia
relata o que se passa lá fora e está longe de se adaptar à realidade nacional.
No entanto, por cá, ainda existem resquícios de exclusão, ainda que não seja
física. Para continuar a ler a notícia, em inglês, aqui.
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