Uma equipa
da Universidade do Minho acaba de conquistar um prémio internacional no Nepal
graças ao desenvolvimento de um interface - o "t-words" - que poderá
ser útil a longo prazo para combater problemas de literacia nas crianças,
permitindo-lhes explorar, de forma lúdica, sons, palavras e frases.
De acordo
com um comunicado enviado ao Boas Notícias, o galardão foi atribuído aos
portugueses durante a principal conferência da área do entretenimento digital
interativo, a International Conference of Advances in Computer Entertainment,
que se realizou no Nepal.
O trabalho
premiado consiste numa tecnologia constituída por blocos físicos que podem ser
gravados e recombinados de modo a reproduzir diferentes combinações
sonoras.
Assim, os
mais novos podem participar em diversas atividades, como a construção de rimas
ou a exploração da sonoridade de palavras e frases enquanto desenham na
superfície dos blocos, criando pequenas narrativas visuais e sonoras.
"Dada a
ênfase do 't-words' na exploração sonora, pensa-se que poderá incentivar de
forma lúdica o desenvolvimento e a sensibilidade fonológica, ajudando na
aquisição de aptidões ligadas à literacia", explica Pedro Branco,
coordenador do Laboratório engageLab, envolvido no desenvolvimento desta
tecnologia.
O
"t-words" é o resultado de um trabalho de investigação e
desenvolvimento do engageLab/Centro Algoritmi da UMinho da autoria dos
investigadores Cristina Sylla e Sérgio Gonçalves e dos professores Pedro
Branco, do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia da
UMinho, e de Clara Coutinho, do Instituto de Educação.
O
projeto tem o financiamento do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento
Regional, através do Programa Operacional Fatores de Competitividade, e também
da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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