Workshop Como Ensinar Crianças com Necessidades Educativas Especiais
CURSO: Workshop “Como ensinar crianças com Necessidades Específicas Educativas”
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Formação profissional de actualização/aperfeiçoamento
PÚBLICO-ALVO: Educadores (as) de Infância; Auxiliares de Acção Educativa; Professores (as) do ensino Básico; Psicólogos (as); Pais e Público em Geral com interesse na matéria
CARGA HORÁRIA: 8 horas
PAGAMENTO: 40,00 euros
CURSO: Workshop “Como ensinar crianças com Necessidades Específicas Educativas”
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: Formação profissional de actualização/aperfeiçoamento
PÚBLICO-ALVO: Educadores (as) de Infância; Auxiliares de Acção Educativa; Professores (as) do ensino Básico; Psicólogos (as); Pais e Público em Geral com interesse na matéria
CARGA HORÁRIA: 8 horas
PAGAMENTO: 40,00 euros
Local: Ermesinde
Distrito: Porto
Contacto:
ACADEMIA APAMM ERMESINDE
220924475
E-mail: ermesinde@academiaapamm.com
ACADEMIA APAMM ERMESINDE
220924475
E-mail: ermesinde@academiaapamm.com
OBJECTIVOS GERAL:
- Definir o conceito de necessidades específicas de educação;
- Identificar e aplicar as 4 fases da aprendizagem;
- Compreender e aplicar os vários elementos educativos na implementação do ensino na sala regular;
- Aplicar o ensino directo no contexto educativo;
- Aplicar a análise de tarefas no contexto educativo;
- Adaptar os estilos de ensino aos estilos de aprendizagem, na escola regular.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Conceito de Necessidades Específicas de Educação;
- Conceito de Inclusão.
- Conceito de Aprendizagem de Crianças com Necessidades Específicas de Educação.
- As quatro fases subjacentes ao processo de Aprendizagem: Aquisição, Fluência, Generalização e Adaptação.
- A Educação Especial em contexto pré-escolar: como implementar o ensino na sala regular:
o Intervenção ao nível da criança;
o Intervenção ao nível do ambiente;
o Organização do ambiente/dimensões físicas;
o Organização de rotinas/dimensões temporais;
o Papel do adulto nas actividades;
o Estrutura das actividades/actividades de rotina;
o Promoção do desenvolvimento global da criança (da linguagem; social; motor; autonomia; cognitivo);
o Avaliação do progresso da criança.
o Contributo do Ensino Directo, na intervenção pedagógica.
o Contributo da Análise de Tarefas, na intervenção pedagógica
o Adaptação do Ensino na escola regular:
o Avaliação da criança;
o Adaptação do ambiente (organização dos horários, organização dos espaços/grupos);
o Aprendizagem e estilos de aprendizagem;
o Adaptação do Ensino (adaptação das estratégias; conteúdos e meios de ensino).
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