- A liberdade de ensinar;
- A liberdade de abertura de estabelecimentos de ensino;
- A liberdade de escolha da escola pelos pais;
2. Um "modelo descentralizado" - o sistema de educação holandês permite a cada escola "criar a sua própria identidade, regendo-se pelas religiões e filosofias que entender". Em alguns casos é autorizada a seleção ou exclusão de docentes e alunos;
3. A liberdade de escolha da escola pelos encarregados de educação permite aos pais a escolha do modelo de ensino que mais se adapta à sua forma de ver o mundo;
4. O programa curricular pode ser uma opção das escolas. Existe apenas a obrigação de lecionar a língua holandesa, a Matemática e pelo menos mais duas línguas estrangeiras.
5. A gestão das escolas cabe a administrações que têm total responsabilidade sobre a forma como gastam o dinheiro e os resultados obtidos pelos alunos. Ao Governo cabe a aferição da qualidade do ensino.
CONCLUSÃO - A Holanda tem mantido uma elevada eficiência no campo educacional, conseguindo bons resultados em testes internacionais como o PISA e o TIMMS, aproximando-se dos países asiáticos.
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