sexta-feira, 16 de março de 2012

E à Inclusão dizemos presente!


"DEPENDE"
 Por isso é sempre difícil responder à questão “Mas a inclusão nas escolas está a progredir ou não?”. E eu responderia evocando o Mestre Paulo Freire: “depende”. As pessoas que há mais tempo conhecem o sistema de apoio aos alunos com dificuldades ou o mundo da Educação Especial, não poderão deixar de dizer que há muitos progressos feitos. É certo que há alguns anos havia práticas excelentes e que em alguns casos se perderam. Mas é certo também que essas práticas eram muito circunscritas a certas escolas a certos projetos e pessoas. Hoje, em Portugal, as práticas que se reclamam da Educação Inclusiva estão muito mais disseminadas e a Inclusão tornou-se um assunto de discussão em todas as escolas. Por outro lado, sabemos que a Inclusão é um processo que não floresce se for circunscrito, se for isolado da totalidade da escola e assistimos frequentemente – demasiado frequentemente – a tentativas de tratar a Inclusão como um assunto que diz respeito a uns alunos “especiais”, “diferentes”, “deficientes” que são minoritários ou mesmo residuais na escola.
Estamos a progredir na Educação Inclusiva? “Depende!”. Mas depende também de nós, depende da convicção, da energia, da determinação que tivermos para continuar a lutar para que a Inclusão não seja um acontecimento quase folclórico na escola mas que seja uma prática de e para todos, todos os dias.

É ao trabalho sério e visionário de milhares de profissionais que vamos buscar inspiração para alimentar o nosso compromisso de fazer com que a Educação Inclusiva seja cada vez mais fruto da reformulação dos valores e práticas de ensinar e aprender nas nossas escolas.

David Rodrigues
Presidente da Pin-ANDEE

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