"O objetivo da escola não deve ser passar conteúdos, mas preparar todos para a vida numa sociedade moderna"
Quais são as qualidades profissionais que o professor deve ter para ajudar os alunos a desenvolver competências?
Perrenoud: Antes de ter competências técnicas, ele deveria ser capaz de identificar e de valorizar suas próprias competências, dentro de sua profissão e dentro de outras práticas sociais. Isso exige um trabalho sobre sua própria relação com o saber. Muitas vezes, um professor é alguém que ama o saber pelo saber, que é bem sucedido na escola, que tem uma identidade disciplinar forte desde o ensino secundário. Se ele se coloca no lugar dos alunos que não são e não querem ser como ele, ele começará a procurar meios interessar sua turma por saberes não como algo em si mesmo, mas como ferramentas para compreender o mundo e agir sobre ele. O principal recurso do professor é a postura reflexiva, sua capacidade de observar, de regular, de inovar, de aprender com os outros, com os alunos, com a experiência. Mas, com certeza, existem capacidades mais precisas:
• saber gerenciar a classe como uma comunidade educativa;
• saber organizar o trabalho no meio dos mais vastos espaços-tempos de formação (ciclos, projetos da escola);
• saber cooperar com os colegas, os pais e outros adultos;
• saber conceber e dar vida aos dispositivos pedagógicos complexos;
• saber suscitar e animar as etapas de um projeto como modo de trabalho regular;
• saber identificar e modificar aquilo que dá ou tira o sentido aos saberes e às atividades escolares;
• saber criar e gerenciar situações problemas, identificar os obstáculos, analisar e reordenar as tarefas;
• saber observar os alunos nos trabalhos;
• saber avaliar as competências em construção.
Subscrevo o destaque marcado a azul.
ResponderEliminarNum momento em que a tutela aposta nos conteúdos (como se as competências não fossem saberes em ação...), foi bom ter visto esta importante entrevista de Perrenoud posta em destaque no seu blogue.
Abraço.
ProfAP