quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ensaio contra a cegueira


É possível curar a cegueira provocada pelas cataratas, em cinco minutos e gastando menos de 50 euros? A resposta vem do Nepal. É que um oftalmologista nepalês já fez com que mais de 100.000 doentes recuperassem a visão, através de um método revolucionário.
O sistema usado pelo doutor Sanduk Ruit é reconhecido pela conceituada publicação científica American Journal of Ophthalmology e consiste em operar as cataratas através de micro-cirurgias, com recurso apenas a um microscópio e um bisturi.
As cataratas são extraídas do olho do paciente e é-lhe colocada uma lente. Não há suturas e o doente apenas precisa de 24 horas de descanso para recuperar.
Este procedimento, pela sua rapidez, eficiência (equivalente à dos equipamentos mais modernos) e baixo custo já é ensinado em algumas universidades dos Estados Unidos, sendo conhecido como Método Nepal. Este reconhecimento fez com que Ruit tenha conquistado maior credibilidade.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, há cerca de 20 milhões de vítimas de cataratas cegas em todo o mundo, a maior parte delas nos países menos desenvolvidos.
Com o objectivo de mudar a vida a estes milhões de doentes, Ruit e o também oftalmologista Geoffrey Tabin, lançaram o projecto Cure Blindness Himalayan Cataract Project para angariar fundos e assim poderem prosseguir com a missão de erradicar a cegueira reversível.

Visto aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário