A International
Association for the Evaluation of Educational Achievement (http://www.iea.nl) realiza, cada quatro anos, dois estudos conceituados
internacionalmente: o TIMMS (Trends in International Mathematics and Science
Study ) e o PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study).
Portugal participou na edição de ambos de 1995, tendo ficado nos últimos lugares do
ranking. Ausente dos estudos de 1999, 2003 e 2007, voltou a ser cotado em 2011.
Entre 50 países ficou no 15.º lugar em matemática e 19.º em ciências. Entre 45
países, foi 19.º no PIRLS. Em valor absoluto, os resultados são positivamente
relevantes. Mas em valor relativo ainda são mais: de 1995 para 2011 foi Portugal
o país que mais progrediu em matemática e o segundo que mais avançou no ensino
das ciências; se reduzirmos o universo aos países da União Europeia, estamos na
12.ª posição em ciências, sétima em matemática e oitava em leitura;
..."
Santana Castilho Obrigado,
professores Jornal Público, 2.1.13
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