sábado, 8 de setembro de 2012

Por uma escolha livre e independente

Cegos reclamam boletim de voto em Braille
Chimoio, Moçambique, 08 set (Lusa) - Francisco Tembo é cego, mostra-se seguro nas palavras e nos passos, mas sem a certeza se o seu sentido de voto foi cumprido nas últimas eleições, por falta de um voto especial, com grafia em Braille, que lhe garantiria independência.
"É mais fiel e seguro votar sozinho. Não falta traição quando o seu voto é confiado a um acompanhante. A vantagem de um voto especial em Braille é que a pessoa se tornaria independente na escolha", disse à Lusa Francisco Tembo, presidente da Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), em Manica, centro de Moçambique.
A organização lamenta o facto de continuar a ser excluída dos processos eleitorais em Moçambique, ao não ser instituído, até ao momento, um voto especial para este grupo de eleitores, e reclama boletins de voto com grafia em Braille.
Tembo receia que nas próximas eleições autárquicas, em 2013, e gerais (eleição das assembleias provinciais, deputados da assembleia e Presidente da República), em 2014, se repitam os episódios dos anteriores atos eleitorais, em que votos dos deficientes visuais terão sido adulterados por acompanhantes.
"Lamentamos o facto de ainda não termos o boletim de voto em Braille. É uma necessidade para se fazer inclusão no processo de votação, para trazer segurança na escolha da nossa posição política" reafirma Francisco Tembo.

Sem comentários:

Enviar um comentário