sábado, 15 de setembro de 2012

A SEXUALIDADE (dos) DIFERENTE(s)

Tradicionalmente, o Festival de Cinema de Toronto costuma assegurar muitos dos candidatos aos Óscares. E este ano não deverá ser excepção. ‘The Sessions’, já com estreia assegurada para Portugal, é, por isso mesmo, um dos filmes que mais ‘buzz’ tem gerado no certame canadiano. Não é certamente alheio o facto de ser baseado na história verídica de Mark O’Brien, o rapaz que ficou parapéglico aos seis por causa de uma poliomielite e que teve de viver para sempre ligado a uma máquina de respiração artificial.
 Empenhado em conhecer "os factos da vida", aos 38 anos, o jornalista e poeta - com um grau académico em literatura -, decide consultar um padre (estupendo William H. Macy), por forma a perceber se as suas convicções religiosas não seriam abaladas se procurasse perder a virgindade.
Recebido o incentivo favorável do sacerdote, O'Brien, interpretado por um impressionante John Hawkes, seguramente na rota do Óscar, contrata então uma ‘terapeuta do sexo'.
É aqui que entra em cena Helen Hunt, desarmante pela forma abnegada como possibilitará a Mark a experiência do sexo - desde a natural ejaculação precoce à penetração total e acabando mesmo por motivar o orgasmo feminino.
Mas nada disso daria um grande filme se todos estes intervenientes não estivessem ao seu maior nível, sobretudo pela forma simplesmente irresistível como Ben Lewin escreveu, realizou e desdramatizou a história deste homem que não desistiu, e conseguiu o afecto e o amor verdadeiro.
Clique para saber mais sobre o filme e ver um excerto

Sem comentários:

Enviar um comentário