terça-feira, 18 de setembro de 2012

Os pais dão-nos alento


Para conhecer mais desta Escola, clique
Raras, cada vez mais raras, as lágrimas de alegria correram, hoje, pelo rosto de uma mãe, na Escola de Almedina (Coimbra), frequentada por 62 crianças do primeiro ciclo do ensino básico.
Mãe do João, uma mulher humilde, de Souselas, deu largas ao seu regozijo devido ao trabalho efectuado pela Unidade de Ensino Estruturado (UEE), que acolhe crianças autistas e outros alunos com necessidades educativas especiais.
“Foi uma porta que se abriu”, acentua aquela mulher, cujo filho frequenta, há três anos, a UEE. Por isso, ela não se cansa de elogiar a dedicação de docentes e de pessoal auxiliar.
Isabel Marcelino, professora, também não segura um par de lágrimas. “Os pais dão-nos alento”, observa a docente, com assinalável modéstia.
Outra professora, Isabel Santiago, congratula-se com a evolução evidenciada pelas crianças.
Apesar do traquejo obtido a trabalhar em Macau, o vereador da Câmara de Coimbra José Belo, com o pelouro da Educação, reconhece ter sido surpreendido.
“Foi um momento de emoção, gratificante e muito estimulante”, confessa o edil, impressionado pela satisfação da mãe de um rapaz autista que “gosta de ir à escola”.
Recuperada em 2002, a Escola de Almedina alberga alunos do primeiro ciclo do ensino básico e crianças do Jardim-de-infância.
Acompanhado pela sua adjunta (Dora Simões), pelo director de departamento João Gaspar e por um representante do Agrupamento de Escolas de Coimbra - Centro, Francisco Rodrigues, José Belo admite que a escolha de Almedina para assinalar o arranque do ano escolar comporta uma dimensão simbólica.
Trata-se de uma Escola situada no Centro Histórico de Coimbra, a funcionar num edifício adaptado, frequentada por crianças cujos pais pertencem a diferentes raças e culturas.
Talvez por isso, há meninos e meninas que nem sempre tomam pequeno-almoço em casa, uma situação delicada a requerer acompanhamento e intervenção da Câmara Municipal de Coimbra e da Direcção Regional de Educação do Centro.

Sem comentários:

Enviar um comentário