terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Normalidade significa morte." (Theodore Adorno)

Diretores escolares garantem normalidade
Os diretores escolares consideram que o ano letivo abriu com normalidade, embora lamentem os problemas técnicos associados à burocracia na colocação de professores, alguns ainda por resolver.
“Não temos grandes sobressaltos. A abertura foi relativamente normal, mas há escolas que ainda têm problemas relativamente à colocação de professores”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira.
De acordo com o dirigente, as plataformas (eletrónicas) são “lentas, complicadas e burocráticas”, estando a ser afetadas por problemas de colocação sobretudo as escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária), dotadas de autonomia.
Em causa estão questões “meramente burocráticas”, que “tornam os processos lentos” numa altura em que era necessário “alguma rapidez”.
Enquanto em alguns estabelecimentos ainda faltam professores, noutros há professores em excesso. “Os diretores limitam-se a preencher as plataformas, a dar informações às plataformas”, sustentou.
“Às vezes as informações que chegaram às escolas também foram dúbias, permitiram diversas leituras e, no limite, algumas complicações sugiram daí”, defendeu, acrescentando que de resto tudo está a decorrer normalmente, muito “graças ao esforço” que as direções fizeram durante todo o verão, especialmente as comissões administrativas provisórias dos novos agrupamentos.
“Foi um trabalho brutal da parte destas pessoas, a maioria não teve férias, passou dias infinitos nas escolas para que tudo corresse bem no início do ano letivo. Parece que ninguém valoriza o esforço. Não queríamos mais do que isso”, lamentou.

Sem comentários:

Enviar um comentário