quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"A ideia é criar um ecoponto sem barreiras"


Para saber mais, clique aqui
Porto, 17 set (Lusa) -- A Lipor -- Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto lançou um concurso nacional de ideias para a criação de ecopontos "acessíveis a todos", foi hoje anunciado.
A ideia é "combater a exclusão social, permitindo que cidadãos com deficiências tenham as mesmas oportunidades de aderir à reciclagem multimaterial".
O concurso destina-se a arquitetos, designers, engenheiros e outros, tendo como objetivo futuro a produção do produto a nível nacional.
"Além da procura de ideias, procurar-se-á que dê origem a novos produtos, no caso Ecopontos, dinamizando a indústria nacional", refere, em comunicado, a Lipor.
A fase de candidatura decorre até ao dia 12 de dezembro, não estando ainda definida a data de divulgação dos três projetos vencedores.
Fonte da Lipor referiu à Lusa que este concurso de ideias surge da constatação de que "nem toda a gente consegue usar os ecopontos, porque não chega à ranhura ou, entre outras razões, não distingue as cores".
"A ideia é criar um ecoponto sem barreiras", sublinhou.
Os equipamentos terão, assim, de ser amigos dos cidadãos portadores de deficiências e ficarem acessíveis no espaço público.
Este concurso conta com a Sociedade Ponto Verde, ACAPO, Instituto Nacional para a Reabilitação, Ordem dos Arquitectos, Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência e Agência Portuguesa do Ambiente como parceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário