quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Ideias inclusivas

Caneta para deficientes visuais é produzida no AM
 O lançamento de uma caneta falante que facilitaria o manuseio de dinheiro, acesso à educação, informação, lazer, entre outras tarefas, para deficientes visuais acontecerá em breve. O projeto em o objetivo de resolver o problema da identificação de cédulas de dinheiro para as pessoas com essa deficiência e está sendo realizado por pesquisadores amazonenses.
A caneta poderá ser vendida por menos de R$ 100 e, além dela, os pesquisadores também tem a intenção de produzirem audiolivros e auxiliará no ensino de idiomas.
Além da identificação das notas, o software também vai tocar músicas e reproduzir audiolivros no formato MP3, ler a alfabetização em Braille, auxiliar no ensino de idiomas e nas atividades escolares e domésticas como a identificação de objetos como CDs, livros, DVDs, remédios, roupas e outros. Um software será desenvolvido especialmente para identificar esses códigos impressos na nota e emitir um som falado referente ao seu valor. O processo de desenvolvimento é o mesmo utilizado para os livros, etiquetas e guias turísticos sonorizados já disponíveis no mercado

Sem comentários:

Enviar um comentário