Os pais que estão mais focados na aprendizagem conseguem que os seus filhos tenham melhores notas do que os pais que estão mais preocupados com os resultados.
A conclusão é de uma investigação, desenvolvida junto de 500 alunos do 9.º ano para tentar perceber o impacto da atitude dos pais no rendimento dos alunos.
O estudo dividiu os encarregados de educação em dois grupos: os que se preocupam fundamentalmente com os resultados que os filhos têm e os que se centram mais no processo de aprendizagem e menos nas notas.
Os inquéritos revelaram que "as atitudes dos pais têm impacto ao nível da motivação dos adolescentes e dos próprios resultados escolares", explicou Francisco Peixoto, um dos investigadores do Instituto Português de Psicologia Aplicada.
"O facto de os pais pressionarem para ter boas notas acaba por ter um efeito contraproducente, porque os resultados normalmente são piores do que quando os pais estão mais preocupados com o processo de ensino da aprendizagem", disse o coordenador do estudo do ISPA.
As atitudes centradas no processo estão mais relacionadas com a motivação intrínseca.
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