terça-feira, 17 de maio de 2016

João Bento - TRICAMPEÃO

Portugal tem quatro estudantes campeões mundiais em cálculo mental

Campeonatos SuperTmatik decorrem anualmente e online. No ano passado envolveram mais de 277 mil alunos de 65 nacionalidades.

Quatro estudantes portugueses, dois deles de Abrantes, conquistaram este ano o título de campeões mundiais de cálculo mental no SuperTmatik, nos respectivos escalões, tendo João Bento, de 14 anos, conquistado o título mundial pelo terceiro ano consecutivo.
Nos resultados provisórios avançados no site da organização, Portugal ficou em primeiro lugar na geral do SuperTmatik — concurso de cálculo mental com jogo de cartas destinado ao treino das operações básicas da matemática para os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade — e com quatro estudantes lusos a conquistarem as posições cimeiras nos respectivos escalões etários, sendo dois deles estudantes em Abrantes, um de Castelo Branco e um outro de Mafra.
A competição relativa aos Campeonatos SuperTmatik, que decorrem anualmente e online, envolveu no ano passado mais de 277 mil alunos de 65 nacionalidades.
Nesta edição 2015/2016, Rita Mascate, estudante do 4.º ano na escola da Chainça, do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Abrantes, João Bento, do 8.º ano da secundária Solano de Abreu, pertencente ao Agrupamento de Escolas n.º 1 de Abrantes, Matilde Santos Lourenço, do 1.º ano do Centro Social Padres Redentoristas, de Castelo Branco, e Miguel Diogo Ruivo, do 5.º ano da escola Básica António Bento Franco, em Ericeira, Mafra, foram os mais rápidos do mundo na resolução das 15 equações da competição.
João Bento, de 14 anos, conquistou o 1.º lugar no seu escalão e o segundo melhor tempo mundial de sempre, no total das 10 edições do concurso, com um tempo de resolução de 34,1 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas e com um tempo médio de resolução de 2,27 segundos por equação.

“Eu adoro tabuadas”

O 2º classificado, um aluno coreano (47’ 11”), ficou a uma distância de 13 segundos de João Bento. O terceiro lugar foi para a Escócia, com um tempo de 47,40 segundos.
No ano passado, João Bento tinha conseguido um tempo de resolução de 33,66 segundos às 15 equações que lhe foram apresentadas. A vitória nos últimos dois anos deu a João Bento dois troféu de cristal e a possibilidade de jantar duas vezes com o então Presidente da República, Cavaco Silva, a convite deste.
Já Rita Mascate, de 10 anos, a mais rápida na sua categoria, com um tempo de resposta de 41,44 segundos às 15 equações, dando um avanço de 5,45 segundos à segunda classificada, (China), declarou: “Eu adoro tabuadas e estou sempre a fazer contas.” E acrescentou só percebeu a importância do seu feito pela reacção do seu professor: “Quando soube o resultado, o meu professor ficou muito espantado pelo que me pareceu que tinha sido bom.”
“Ela gosta de fazer bem e trabalha sempre para ser a melhor, em vários domínios, é uma característica dela. É um resultado espectacular e que é motivador para ela”, destacou a mãe de Rita, Cristina Martins.
Da escola da Chainça, de Abrantes, saiu ainda um 9.º lugar, ficando Simão Silva no ‘top ten’ mundial, ainda no 4.º escalão, com o tempo de 49,99 segundos.
No total dos nove escalões, Portugal conseguiu quatro primeiros lugares e a liderança na classificação geral.
A organizadora do evento mundial disponibilizou na sua página na Internet a classificação parcial da competição, tendo divulgado a classificação dos primeiros 20 países no concurso SuperTmatik 2014/2015 e a classificação dos 10 melhores alunos de cada escalão. Os resultados definitivos e as estatísticas oficiais serão conhecidos no dia 18 de Maio.


Sem comentários:

Enviar um comentário