terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Tudo parece impossível até que seja feito.(Nelson Mandela)

Há uma contagem decrescente e o ano "2016" está metido ao barulho. E não é a chegada ao Ano Novo: é um problema matemático que nem sequer tem sinais de operação. Consegue resolvê-lo?
É quase certo que fez a contagem decrescente para um novo ano cheio de esperanças renovadas e sonhos recalculados. O que apostamos que não sabia é que, quando baixou do número dez, ficou perante um problema para lhe dar dores de cabeça. Quem o escreve é o The Guardian: o matemático Alex Bello, que escreve regularmente para o jornal britânico e testa os leitores com novos desafios, tem um novo mistério por resolver. Ora veja.
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 = 2016
Esta é uma equação matemática. O resultado até já está devidamente colocado: o que falta são os sinais matemáticos. O que Alex Bello vem pedir é que coloquemos sinais aritméticos nos espaços entre os números de modo a que o resultado final seja “2o16”. Só pode usar os quatro básicos: soma (+), subtração (-), divisão (:) e multiplicação (x). Pode também utilizar parêntesis para indicar prioridades, se for necessário. E ainda raízes quadradas, potências e uma panóplia enorme de outras possibilidades, se quiser muito mostrar a sua aptidão. O importante é que não altere a ordem dos números. E que se divirta, pede o matemático.
A quem conseguir descobrir o maior número de combinações de símbolos capazes de preencher corretamente a equação matemática, Alex Bello promete oferecer a cópia de qualquer um dos livros publicados pelo cientista. Basta que lhe mostre as suas contas pelo Twitter ou por e-mail de acordo com as indicações do The Guardian. Pegue na folha e na caneta.

Proponha uma correção, sugira uma pista:
observador@observador.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário