quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Modelo «que fazia da escola, não uma escola inclusiva e integradora, mas uma escola seletiva».

«É urgente restituir à escola a sua função principal», que é «criar soluções para que se possa ensinar melhor, afirmou o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, numa conferência de imprensa sobre o novo modelo de avaliação do ensino básico, em Lisboa.
«O que estava a acontecer é que a escola se estava moldar ao processo de exames», o que «é altamente pernicioso e é algo que não queremos fazer», acrescentou o Ministro, referindo que é preciso «dar um sinal inequívoco, no início deste período escolar, que a sua função principal» é ensinar.
Tiago Brandão Rodrigues afirmou que o modelo anterior «não estava apenas errado, era sobretudo nocivo», pelo que era necessário «intervir urgentemente na reparação de danos causados por uma política de cultura da nota, assente no treino [para preparar exames] e que fazia da escola, não uma escola inclusiva e integradora, mas uma escola seletiva».
O Ministro lembrou ainda que, apesar das muitas alterações normativas à avaliação externa nos últimos anos, só sob a tutela do anterior executivo «houve uma rutura no modelo de avaliação, com exames em todos os ciclos do básico, o que levou a uma distorção do processo de aprendizagem».
«Não há nenhum ímpeto reformista, há uma vontade forte de corrigir os erros», sublinhou o novo Ministro, que insistiu na ideia de devolver a estabilidade ao processo de ensino e aprendizagens. Tiago Brandão Rodrigues enfatizou o importante papel dos diretores de escola, dos professores, das famílias e, acima de tudo, dos estudantes que, acredita, vão encarar as provas de aferição com «seriedade».
Nesta conferência de imprensa, o Ministro da Educação referiu que o exame de Inglês de Cambridge (realizado no 9.º ano) foi descontinuado, porque é inadequado ao currículo dos alunos portugueses.
Acerca das provas de aferição no 8.º ano, Tiago Brandão Rodrigues explicou que, num ano será realizada a prova de Português e de outra disciplina, e, no ano seguinte, será feita a prova de Matemática e de outra disciplina. Já os exames de Português e Matemática do 9.º ano mantém-se porque são «o fechar do ensino básico e também uma certificação», sublinhou.
O Ministro adiantou que será constituída uma comissão de acompanhamento deste modelo, composta por professores e especialistas, para avaliar a implementação deste processo.

A partir de amanhã, Tiago Brandão Rodrigues inicia uma série de reuniões pelo País - começando no Algarve – com diretores de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas para apresentar todas as mudanças do novo modelo de avaliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário