domingo, 23 de fevereiro de 2014

"Quem começou, tem metade da obra executada." (Horácio)

Genilson Protásio Filho, 17, é o primeiro aluno com Síndrome de Down a ingressar no IFMA.
Entre os novos calouros, o IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) recebe neste ano o seu primeiro aluno com Síndrome de Down: Genilson Protásio Filho, de 17 anos.
Ele ficou em primeiro lugar na lista de excedentes das cotas para deficientes no curso técnico de informática e foi chamado pela falta de um dos candidatos aprovados.
Segundo o pai do novo aluno, Genilson Protásio, a adaptação está ocorrendo de forma satisfatória. "A equipe propôs uma perspectiva tranquila, que não o impactasse, respeitando o ritmo. É isso que a gente defende da inclusão: o aluno não deve se adaptar à escola, é a escola que deve se adaptar ao aluno", disse.
O pai do adolescente não esconde que é "coruja" e acompanha todos os passos do filho. Ele conta que chegou a se preocupar com a escolha do curso ideal para o adolescente, mas acha que --pelo perfil de interesse--, a área de informática "caiu como uma luva".
"Tivemos toda uma preocupação, conversamos na escola, com a direção pedagógica do instituto, para perceber o que ele queria, para observarmos os parâmetros e as pistas que eles nos davam", explicou.
Genilson ainda conta que o aluno sempre teve um desempenho satisfatório na escola. "Ele era um aluno que tentava se resolver. Nós nunca exigimos que ele fosse um 'CDF', mas não aceitávamos que fosse relapso. Ele se saiu bem. Esse foi o primeiro processo seletivo dele, e a aprovação foi uma surpresa agradável", afirmou.


Sem comentários:

Enviar um comentário