quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A leitura é uma arma contra a exclusão


O domínio da leitura é a mais fundamental habilidade académica para todas as aprendizagens escolares, profissionais e sociais. No entanto, existe uma elevada percentagem de crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura, com enormes custos académicos, pessoais e sociais subsequentes. Nesta linha e procurando tomar uma posição no que se refere a esta problemática, a Associação Internacional de Dislexia sugere-nos “que com uma instrução adequada podemos reduzir a percentagem de crianças que necessitarão de uma assistência especial para aprenderem a ler”. Mas, alterar a prática atual, requer uma mudança fundamental no modo como o ensino da leitura geralmente é visto, pois, ao contrário da crença errada e prejudicial de que é necessária pouca preparação para se ensinar a ler, é essencial promover a consciência de que ensinar a ler é uma tarefa complexa.
Delineando de um modo sintético os conceitos centrais e habilidades necessárias para preparar os professores na complexa tarefa de ajudar as crianças a serem leitores de sucesso, a Associação Internacional de Dislexia recomenda formação nos seguintes âmbitos: Fundações Conceptuais; Conhecimento da Estrutura da Linguagem; e Prática Supervisionada de Ensino da Leitura. A formação proposta vem exatamente ao encontro destas necessidades de formação, especialmente dos dois primeiros aspetos. Esta é pois uma formação que contribui para a compreensão dos processos implicados tanto na aprendizagem como no ensino da leitura, não esquecendo as suas dificuldades.
Data e Horário: 15 de março de 2014 (sábado), das 10 às 17 h
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Preço de Inscrição
Até 08 Mar. 2014 – 75 €;   Após 08 Mar. 2014 – 100 €
Organização e Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213  872 458 – Email: info@oficinadidactica.pt


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