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Cercado
por crianças indisciplinadas e pelo aumento de violência dentro das salas de
aula, o diretor de uma escola pública de ensino médio da cidade de Boston, nos
Estados Unidos, tomou uma medida que, à primeira vista, pareceu loucura: ele
demitiu todos os funcionários da segurança e, com o dinheiro, reinvestiu
contratando professores de arte.
Em
menos de três anos, o colégio Orchard Gardens, que figurava entre os cinco
piores do estado Massachusetts, tornou-se uma das unidades onde houve maior
salto de qualidade no aprendizado de alunos. O segredo?
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Não há um único jeito de se fazer uma tarefa. E a arte ajuda a compreender
isso. Se você levar isso a sério, o mesmo acontecerá na parte académica e em
outras áreas. Eles precisam mais do que um teste preparatório e mais do que
simplesmente responder de um jeito uma questão – disse à rede de TV NBC o
diretor Andrew Bott, o sexto a gerir a unidade em menos de sete anos.
Ao
assumir a direção da Orchard Gardens em 2010, Bott chegou a ouvir de seus
colegas que a escola era conhecida como a “matadora de carreiras” dentro da
rede estadual de Massachusetts.
Construída
em 2003 para ser uma referência no mundo das artes, a Orchard Gardens nunca
alcançou esse objetivo. O estúdio de dança era usado como depósito, e
instrumentos de orquestra estavam praticamente intactos. A violência chegou a
tal ponto que alunos foram proibidos de levar mochilas. Tudo para se reduzir a
incidência de armas em sala de aula. Cerca de 56% dos mais de 800 alunos da
escola são descendentes de latinos, e outros 42% são considerados negros.
Mas
com a substituição de seguranças por professores de arte, as paredes dos
corredores viraram muros de exposição, os entulhos no estúdio deram espaço às
aulas de dança e a orquestra voltou a tocar. De acordo com Bott, o contacto com
as artes deixou os alunos mais motivados e com maior espírito de
empreendedorismo.
Um
dos alunos, Keyvaughn Little, conseguiu ser aceito na disputada Academia de
Artes de Boston, única escola pública do estado especializada em artes visuais
e de performance.
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Todas as aulas extra-classe e a maior atenção que recebemos nos faz pensar ‘eu
realmente posso ter um futuro nisso e não preciso ir para uma escola regular.
Posso ir para uma escola de artes – afirmou Keyvaughn à NBC.
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