Crianças
disléxicas podem ler melhor e mais rápido quando há uma separação maior entre
as letras de um texto, segundo um estudo publicado na revista Atas da Academia
Americana de Ciências (PNAS).
O trabalho, realizado por cientistas europeus com 54 crianças italianas e 40
francesas, todas com dislexia e idades entre 8 e 14 anos, mostrou que a
precisão para decifrar palavras duplica e a velocidade de leitura aumenta 20%
quando o espaço entre as letras é maior.
«Os nossos resultados
proporcionam um método prático para melhorar a leitura dos disléxicos sem
necessidade de treino especial», concluiu o estudo liderado por Marco Zorzi, do
Departamento de Psicologia da Universidade de Pádua (Itália). Os cientistas
atribuem o feito a que, com um espaço maior, se mitiga o fenómeno de
«aglomeração» das letras que leva os disléxicos a não conseguirem distinguir
claramente os caracteres.(…)
Os resultados são
particularmente animadores porque separar mais as letras não só aumenta a
velocidade de leitura das crianças disléxicas, mas beneficia especialmente os
disléxicos mais graves, o que demonstra a eficácia do método.
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