O
acesso aos conteúdos educativos dos Museus – muito para além das acessibilidades
físicas – é o que vamos explorar neste curso destinado a professores, terapeutas, mediadores culturais
e a todos os educadores que trabalhem ou pretendam vir a trabalhar com estes
públicos, nos dias 5 e 6 de maio, na Fundação Calouste
Gulbenkian.
-
Que público estranho é este, que me é tão familiar?
- Como tornar realidade um conceito de cidadania cultural?
- Como estruturar atividades?
- Qual o perfil ideal para o mediador de públicos com necessidades educativas especiais?
- Como tornar realidade um conceito de cidadania cultural?
- Como estruturar atividades?
- Qual o perfil ideal para o mediador de públicos com necessidades educativas especiais?
Ao
longo destes dois dias, procuraremos responder a estas e outras questões, ao
mesmo tempo que partilharemos a experiência de 6 anos das Oficinas Museu Aberto
do Centro de Arte Moderna.
Desde
2006, com o programa Oficinas
Museu Aberto, que o Setor Educativo do Centro de Arte
Moderna tem vindo a desenvolver um trabalho importante e continuado com
populações portadoras de deficiência e/ou doença mental, numa lógica de trabalho que
pretende alargar acessibilidades, promover o museu enquanto espaço inclusivo e
reforçar a ideia de uma educação artística como parte integrante da formação
completa de qualquer indivíduo - um princípio que se prende com
o direito de cidadania.(...)
Este curso de cariz teórico-prático pretende apresentar, discutir e
explorar algumas das estratégias e metodologias seguidas pela equipa de
necessidades educativas especiais do CAM, estimulando os formandos a:
-
partilhar saberes;
- a adquirir ou diversificar ferramentas para uma melhor caracterização e um melhor conhecimento destes visitantes;
- a abordar diferentes metodologias de intervenção;
- a experimentar alguns exercícios de oficina;
- e a esboçar propostas de trabalho com estas populações.
- a adquirir ou diversificar ferramentas para uma melhor caracterização e um melhor conhecimento destes visitantes;
- a abordar diferentes metodologias de intervenção;
- a experimentar alguns exercícios de oficina;
- e a esboçar propostas de trabalho com estas populações.
O
curso terá a duração de 9h: no sábado das 10h00 às 17h30 (com 1h30 para hora de
almoço), e no domingo das 10h00 às 13h00. E terá como orientadores Miguel Marujo
e Margarida Vieira.
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