Comemora-se esta sexta-feira, 13 de Abril, o Dia Internacional do Beijo.E porque o número 13 não tem de ser de azar, o Boas Notícias assinala a data com 13 curiosidades sobre este gesto que simboliza sentimentos tão variados como paixão, amor, amizade e respeito e que parece ser tão antigo como a humanidade.
1. O beijo mais longo do mundo durou 46 horas, 24 minutos e 9 segundos. O feito, que entrou para a lista de recordes do Guiness, foi alcançado por um casal tailandês durante um evento realizado em Pattaya em Fevereiro de 2011 e onde participaram 13 pares de apaixonados.
2. Um beijo é capaz de movimentar, só na face, 29 músculos, pelo que pode ser uma boa ajuda para prevenir o aparecimento de rugas.
3. O Dia Internacional do Beijo é assinalado em duas datas diferentes no mundo. Em Portugal e no Brasil, por exemplo, é comemorado a 13 de Abril, mas, nos EUA, celebra-se a 6 de Julho.
4. Um beijo de minuto permite gastar até 26 calorias, o dobro do que se gasta a correr durante o mesmo período de tempo.
5. O significado atribuído ao beijo varia com a época e a cultura. Na Idade Média, os acordos entre senhores e vassalos eram selados com um beijo de boca fechada. Enquanto os romanos beijavam as vestes e anéis dos líderes em sinal de respeito, os gregos consideravam o beijo um ritual íntimo e reservavam-no para familiares e amigos com os quais tinham muita proximidade.
6. As referências mais antigas aos beijos foram esculpidas por volta de 2.500 a.C. nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.
7. Em média, uma pessoa comum troca 24 mil beijos de todos os tipos ao longo da vida. No total, cada um de nós passa cerca de 20.160 minutos da existência, o equivalente a 14 dias, a beijar.
8. Beijar alguém ajuda a prevenir contra cáries porque aumenta a produção de saliva, que tem uma colaboração importante na limpeza da boca.
9. O estudo do beijo, das suas origens e funções é desenvolvido por uma ciência chamada Filematologia.
10. Em 1909, um grupo de norte-americanos criou uma Liga Anti-Beijo. os seus membros consideravam que o contacto dos lábios era prejudicial à saúde.
11. Certos investigadores acreditam que o ato de beijar é instintivo. Para fundamentar a ideia, são usados como o exemplo os macacos da espécie bonobo, relativamente próximos dos humanos, que se beijam com frequência para reduzir a tensão após disputas, para desenvolver vínculos sociais e, muitas vezes, sem razão específica.
12. Beijar dilata as pupilas, duplica os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial. Além disso, durante o beijo, o cérebro liberta uma substância denominada ocitocina, que causa relaxamento e bem-estar.
13. Um cientista alemão da Ruhr-University Bochum descobriu, através de um estudo feito com casais da Alemanha, Turquia e EUA que dois terços da população viram as cabeças para a direita quando dão um beijo. Segundo Onur Gntrkn, a escolha é um reflexo de preferências comportamentais adquiridas ainda no útero da mãe.
Sem comentários:
Enviar um comentário