As empresas
podem mudar a mobilidade das cidades, estipulando horários mais flexíveis para
os seus colaboradores ou desenvolvendo estratégias de trabalho a partir de
casa. O assunto tem estado, nos últimos anos, nas prioridades não só de
empresas e cidadãos mas também de organizações como as Nações Unidas.
A ONU, de
resto, já referiu que, até 2050, cerca de 80% da população mundial viverá em
cidades – e que algo terá de ser feito para que saúde, economia e bem-estar não
se tornem refém das filas, engarrafamentos e caos urbano.
(…)
1.Horários flexíveis
Os cidadãos
terão cada vez mais flexibilidade de entrarem mais tarde e saírem, também, mais
tarde. Esta é uma das chaves da nova mobilidade urbana e já é utilizada por
muitas empresas: é estabelecida a quantidade horas que o funcionário deve
cumprir numa semana – e ele monta o seu horário da forma que entender.
2.
Trabalhar a partir de casa
Ao permitir
que os seus colaboradores trabalhem em casa durante alguns dias da semana, as
empresas estão a ajudar a reduzir os índices de congestionamentos nas cidades.
Para tal, é preciso que chefes e colaboradores tenham uma boa relação.
Esta medida
não foi bem implementada, porém, nos Estados Unidos, pelo que deverá ser
trabalhada de forma cautelosa.
3.Sistemas
de telecomunicação
Ao apostarem
em equipamentos de telecomunicação que permite que os funcionários realizem reuniões
sem deixarem o espaço físico da empresa, estas estão a ajudar a reduzir os
engarrafamentos. Com esta opção, a empresa também reduz drasticamente os seus
custos.
4.Políticas
de incentivo
Há empresas
que promovem boleias para o trabalho – entre os funcionários que vivem perto –
e idas para a empresa de bicicleta, skate ou mesmo a pé. Nestes caso, muitas
empresas têm construído balneários e vestiários para quem precisa de um banho
matinal.
5.Plano
de mobilidade
Na Europa, há
várias cidades que têm legislação que obriga as empresas a traçar planos de
mobilidade. Os funcionários podem também pressionar as empresas a fazê-lo,
contribuindo para uma situação win-win – para a empresa, que recebe um
funcionário mais motivado e pontual; e para o funcionário, que gasta menos
tempo no trânsito e, em geral, está mais bem-disposto.
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