Clique para outra perspetiva |
De acordo com um estudo de janeiro deste ano, publicado na SAGE Open, o acesso a e-books
por parte de crianças tem um impacto positivo nos seus níveis de literacia.
O relatório investiga de que forma diferentes ferramentas
digitais – iPad, iPod e outras tecnologias touchscreen – captam e mantêm a
atenção das crianças para material impresso distribuído digitalmente.
O estudo, intitulado Young Children’s Engagement With
E-Books at School: Does Device Matter? (de Kathleen Roskos, Yi Shang, e
Emily Gray da John Carroll University e Karen Burstein do Southwest Institute
for Families and Children), examina a utilização de ebooks como recurso
curricular em literacia pré-escolar e aprendizagem da linguagem, e os seus
autores concluem que a «sincronia espacial e temporal» do ver, ouvir e tocar ao
mesmo tempo que se lê pode ser a chave para captar a atenção das crianças para
o texto eletrónico de uma forma que favorece experiências de literacia e
de aprendizagem precoces.
Sem comentários:
Enviar um comentário