terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A «sincronia espacial e temporal» do ver, ouvir e tocar ao mesmo tempo que se lê

Clique para outra perspetiva
De acordo com um estudo de janeiro deste ano, publicado na SAGE Open, o acesso a e-books por parte de crianças tem um impacto positivo nos seus níveis de literacia.
O relatório investiga de que forma diferentes ferramentas digitais – iPad, iPod e outras tecnologias touchscreen – captam e mantêm a atenção das crianças para material impresso distribuído digitalmente.

O estudo, intitulado Young Children’s Engagement With E-Books at School: Does Device Matter? (de Kathleen Roskos, Yi Shang, e Emily Gray da John Carroll University e Karen Burstein do Southwest Institute for Families and Children), examina a utilização de ebooks como recurso curricular em literacia pré-escolar e aprendizagem da linguagem, e os seus autores concluem que a «sincronia espacial e temporal» do ver, ouvir e tocar ao mesmo tempo que se lê pode ser a chave para captar a atenção das crianças para o texto eletrónico  de uma forma que favorece experiências de literacia e de aprendizagem precoces.

Sem comentários:

Enviar um comentário