Tenho sido interpelado com algumas
questões relacionadas com a realização dos testes intermédios pelos alunos com
necessidades educativas especiais, uma vez que não existem orientações
específicas para estes alunos, à semelhança dos exames nacionais.
O documento "Projeto Testes
Intermédios 2013/2014 - INFORMAÇÃO AOS
ALUNOS, PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO" refere, entre outros
aspetos, que compete à escola assegurar que a realização do teste
intermédio obedece às mesmas normas que presidem à realização de qualquer
prova de avaliação interna e que todas as situações serão enquadradas
nesse âmbito.
Depreende-se, então, que os alunos com
necessidades educativas especiais podem beneficiar das condições de realização
previstas nos respetivos programas educativos individuais, à semelhança da
realização de uma prova interna a qualquer disciplina.
No caso dos exames de inglês do 9.º ano de
escolaridade, foi solicitada informação sobre algumas tipologias das
necessidades educativas especiais, nomeadamente as sensoriais e dislexia, para
que as provas venham adaptadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário