quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Vale a pena ler todo o documento


Equidade e Educação Inclusiva
- Os avanços civilizacionais foram progressivamente incluindo diferentes franjas humanas e foi na luta pela democracia que as questões da inclusão começaram a ser equacionadas. As complementaridades são a base da cooperação, a inclusão é o caminho alternativo à competitividade e, como afirmou António Nóvoa, “num livro não há páginas sem margens e são as margens que seguram as páginas do livro”. Assim devemos colocar as “margens” no centro das nossas preocupações e lutar pela equidade educativa como forma de qualidade civilizacional.
Formação
- É imprescindível a mobilização de recursos humanos qualificados no sentido de uma educação de qualidade. A especificidade do apoio aos alunos com necessidades específicas não ser assegurada por professores sem qualificações adequadas.
A formação em serviço deve criar sistemas eficazes e pertinentes contextualizados nos reais problemas da escola, contrariando a “desprofissionalização” dos professores e a perspetiva de que todos, independentemente, da sua formação e qualificação podem apoiar alunos com necessidades específicas.
- Uma formação de qualidade prepara os professores para a complexidade e para os desafios que se colocam à construção de uma educação inclusiva. Atualmente muitos destes profissionais sentem-se desprotegidos e mostram-se, de forma generalizada, descontentes. É fundamental, pois, para que sejam agentes de mudança.
Em jeito de conclusão…
- Foi consensual que devemos continuar a lutar denodadamente por uma escola pública inclusiva e pelos valores que lhes estão subjacentes.
- Deveremos defender os princípios de uma Educação Inclusiva e esbater os diferentes “ses” na implementação da inclusão, evitando a proliferação de práticas e valores de exclusão.

- Ser utópico é ser reflexivo sobre a realidade que temos e imaginativo sobre a realidade que queremos. “O sonho comanda a vida” e “é pelo sonho que vamos caminhando”. O sonho de uma escola inclusiva, justa e equitativa. Vamos caminhando, caminhantes inquietos, na esperança de, um dia, alcançarmos a utopia… 

Sem comentários:

Enviar um comentário