sábado, 23 de novembro de 2013

Cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém

 Já alguma vez falou de sexting com os seus filhos?
Afinal o que é o Sexting? O conceito é definido como o envio de imagens e vídeos sexualmente reveladores, através de mensagens. Este conceito está presente na cultura dos adolescentes e estes fazem sexting para se exibirem, seduzirem ou mostrar interesse em alguém. Muitos deles usam o sexting para assinalar um compromisso, contudo no momento em que um relacionamento termina, alguém terá em sua posse uma imagem comprometedora que pode ser publicada e ter um acesso público.
Esta prática é preocupante na medida em que atualmente, todos os conteúdos podem ser copiados, reenviados, publicados e divulgados para públicos de grandes dimensões. Estes conteúdos nas mãos de adolescentes tendem a cair num contexto de humilhação, tornando-se um objeto do ridículo e podendo assumir graves consequências psicológicas para a vítima.
Sugerimos que nunca espere por um incidente destes acontecer. Converse sobre as consequências do sexting com os seus filhos. Poderá ser desconfortável, mas estará a garantir que estão informados das consequências para este problema:
- Relembre que uma imagem enviada não é recuperável. Uma vez enviada, o seu filho perderá o controle sobre ela;
- Questione-os sobre como se iriam sentir, se os professores, colegas, familiares e amigos vissem as fotos deles;
- Demonstre-se compreensivo, relativamente ao facto de os seus filhos poderem sentir-se impelidos ou desafiados a enviar algo, mas relembre-os que a humilhação social a que se sujeitam por isso, é bastante pior do que alguma pressão que enfrentem;
- Explique-lhes que como cidadãos responsáveis, se receberem uma foto sexualmente reveladora, que a devem eliminar, sendo parte de uma solução e não de um problema.
Não é preciso dramatizar o problema, tente manter uma postura aberta e prática ao conversar destas questões com os seus filhos, para evitar que se sintam constrangidos por falar nestes tópicos com eles. Mesmo que se possam sentir incomodados inicialmente, irão entender as nossas preocupações enquanto pais.
Fonte: Common Sense Media

Sem comentários:

Enviar um comentário