Os professores que na construção do texto da Prova de Avaliação tenham mais
de dez erros de ortografia, de pontuação ou de morfologia serão classificados
com zero valores nesse item, segundo o Guia da Prova divulgado esta noite.
A componente comum da Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades
(PACC) será composta por 32 itens de selecção (escolha múltipla) e um
"item de construção", no qual é pedido aos docentes que escrevam um
texto segundo o Acordo Ortográfico actualmente em vigor com um número de palavras
compreendido entre 250 e 350.
As perguntas de escolha múltipla vão valer 80% da prova, enquanto o
"item de construção" corresponderá a 20% do total, segundo informação
disponibilizada no site do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em http://www.pacc.gave.min-edu.pt/np4/home.html.
"São classificadas com zero pontos as respostas que não atinjam o
nível de desempenho mais baixo ou quando se verifique uma das seguintes
condições: afastamento integral do tema; mais de seis erros de sintaxe; mais de
dez erros inequívocos de pontuação; mais de dez erros de ortografia ou de
morfologia", lê-se no Guia da Prova.
Os erros de acentuação e de translineação, assim como o uso indevido de
letra minúscula ou de letra maiúscula inicial também são considerados erros de
ortografia.
Os avaliadores também terão em consideração critérios como o respeito pela
instrução relativa ao tema, a adequação da estrutura à tipologia requerida pela
instrução (exposição introdutória, desenvolvimento argumentativo e conclusão) e
a clareza e coerência na apresentação das ideias e dos argumentos relevantes.
Já no caso dos itens de escolha múltipla, "só são consideradas as
respostas que registem de forma inequívoca a única opção correcta".
As respostas serão dadas em folha de respostas própria, só podendo ser
usado caneta ou esferográfica de tinta indelével preta.
O documento divulgado pouco antes da meia-noite de sexta-feira apresenta
alguns exemplos ilustrativos dos itens da componente comum da prova, que terá a
duração de 120 minutos.
O IAVE lembra que a componente comum da prova "tem por objectivo
avaliar o desempenho dos candidatos ao exercício de funções docentes no que
respeita a conhecimentos e capacidades considerados essenciais para a docência
nos diferentes níveis de ensino, nomeadamente no que respeita à leitura e
interpretação de textos de diversas tipologias, à mobilização do raciocínio
lógico e do pensamento crítico orientado para a resolução de problemas em
contextos não disciplinares e ao domínio da expressão escrita".
A prova destinada aos docentes sem vínculo à função pública está marcada
para o dia 18 de Dezembro.
Lusa/SOL
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