segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tinha de ser em Oeiras

Alunos dizem que vai ser mais fácil para eles do que para os professores porque estão habituados às novas tecnologias
Sem cadernos, livros ou esferográficas. Os alunos do 11.o ano da Escola Secundária Quinta do Marquês, em Oeiras, já passam as suas aulas agarrados a um tablet. Um sonho tornado realidade para 25 alunos desta escola mas apenas em algumas disciplinas que frequentam.
A Sala Inteligente, ou Smart School, é um projecto da Samsung que agora está a ser introduzido em Portugal e que conta com tecnologia avançada da marca, desde tablets a ecrãs multi-toque.
Os alunos da secundária da Quinta do Marquês, seleccionados para participar no projecto, estão entusiasmados e não têm dúvidas sobre o seu futuro desempenho: "Vai ser mais fácil para nós do que para os professores. As vantagens são podermos fazer logo as pesquisas e não termos de andar carregados com livros, porque estão todos no tablet", diz a aluna Maria Inês.
O aluno Rodrigo Carvalho diz que "habituaram-se rapidamente" à nova ferramenta. "É um projecto prático e funcional, mas de momento ainda não utilizamos o mais importante: a Samsung School. Esta aplicação permite-nos ter acesso às lições e ao nosso horário."
Mesmo não estando tão habituados às novas tecnologias de informação como os jovens, muitos professores também partilham do entusiasmo, como Joaquim Gonçalves, professor de Inglês, que considera que "poder utilizar esta tecnologia de ponta é como levar o mundo para a sala de aula".
Mas nem todos os professores desta escola secundária aderiram à iniciativa no dia a dia. Alguns recusaram mudar o modo de ensino tradicional e continuam a exigir livros, papel e lápis, nomeadamente no caso de disciplinas como biologia, físico-química, português e matemática, aulas em que continuarão a fazer exercícios manualmente.
A Samsung, um dos patrocinadores do projecto, explica que se trata de uma solução móvel com recurso a tecnologias de informação adaptadas ao ambiente de ensino.
"O objectivo é permitir que professores e alunos acedam a informações e recursos de aprendizagem, em tempo real", afirma a empresa em comunicado.
A sala da Escola Secundária Quinta do Marquês está "apetrechada" com tablets Galaxy Note 10.1, um quadro interactivo e uma impressora multifuncional - equipamentos que permitem que toda a turma aprenda de forma mais "divertida, criativa e interactiva, num ambiente onde todos têm a mesma oportunidade de participar".
A Smart School já existe nos Estados Unidos da América desde 2012. Em Portugal, a Escola Secundária da Quinta do Marquês, em Oeiras, assume-se assim como pioneira, a par de quatro outras escolas do país, que vão ter aulas com a ajuda de um tablet, com ligação à internet, que permite interacção táctil.
O projecto começou a ser testado noutras quatro turmas dos 1.o e 3.o ciclos no Agrupamento de Freixo (Ponte de Lima), Colégio Monte Maior (Loures), e na Escola Secundária Santa Maria (Sintra). A "sala inteligente" conta com o apoio do Ministério da Educação, no âmbito do programa Creative Classroom Lab, promovido pela União Europeia, e que pretende dinamizar métodos de aprendizagem inovadores, nas escolas europeias.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário