terça-feira, 1 de outubro de 2013

"Para ver claramente, basta mudar a direcção do olhar." (A. Saint-Exupéry)

                 
Recomendo o seguinte:
a) Ler em voz alta enquanto escreve no quadro, verbalizando toda a informação (ex: esquemas, imagens, gráficos,…);
b) Proporcionar informações verbais que permitam ao aluno aperceber-se dos acontecimentos que ocorrem na sala de aula;
c) Alertar o aluno sempre que ocorram mudanças na disposição da sala de aula;
d) Usar marcadores que contrastem com a cor do quadro – preto ou vermelho
e) Evitar reflexos de luz no quadro e na superfície de trabalho; letra legível e tamanho grande (não gigante);
f) Evitar posicionar-se em frente da janela;
g) Não posicionar o aluno de frente para uma fonte de luz (natural ou artificial);
h) Colocar o aluno no lugar da sala de aula que lhe proporciona um melhor campo de visão – deixar-lhe a possibilidade de escolha do lugar adequado a cada situação;
i) Estar atento a sinais de fadiga (ex: olhos lacrimejantes, vermelhos ou dores de cabeça), permitindo que o aluno faça uma pausa;
j) Alternar as tarefas que exigem maior esforço visual com tarefas não visuais;
k) Dar algum tempo para que o aluno se adapte às mudanças de intensidade de luz, por exemplo, quando vem do exterior;
l) Reduzir os brilhos, os reflexos e a claridade na sala de aula, através das persianas.
m) Assegurar-se se o aluno necessita de iluminação adicional;
n) Conferir ao aluno o tempo necessário para que possa realizar tarefas que exijam um grande esforço visual, nomeadamente a leitura;
o) Facultar resumos da matéria, fichas de trabalho para casa, apresentações sobre a matéria em formato digital;
p) Possibilitar a consulta de dicionários digitais em substituição do suporte em papel.


Sem comentários:

Enviar um comentário