a) Ler em voz alta enquanto escreve no quadro,
verbalizando toda a informação (ex: esquemas, imagens, gráficos,…);
b) Proporcionar informações verbais que permitam ao aluno
aperceber-se dos acontecimentos que ocorrem na sala de aula;
c) Alertar o aluno sempre que ocorram mudanças na
disposição da sala de aula;
d) Usar marcadores que contrastem com a cor do quadro –
preto ou vermelho
e) Evitar reflexos de luz no quadro e na superfície de
trabalho; letra legível e tamanho grande (não gigante);
f) Evitar posicionar-se em frente da janela;
g) Não posicionar o aluno de frente para uma fonte de luz
(natural ou artificial);
h) Colocar o
aluno no lugar da sala de aula que lhe proporciona um melhor campo de visão –
deixar-lhe a possibilidade de escolha do lugar adequado a cada situação;
i) Estar atento a sinais de fadiga (ex: olhos
lacrimejantes, vermelhos ou dores de cabeça), permitindo que o aluno faça uma
pausa;
j) Alternar as tarefas que exigem maior esforço visual
com tarefas não visuais;
k) Dar algum tempo para que o aluno se adapte às mudanças
de intensidade de luz, por exemplo, quando vem do exterior;
l) Reduzir os brilhos, os reflexos e a claridade na sala
de aula, através das persianas.
m) Assegurar-se se o aluno necessita de iluminação
adicional;
n) Conferir ao aluno o tempo necessário para que possa
realizar tarefas que exijam um grande esforço visual, nomeadamente a leitura;
o) Facultar resumos da matéria, fichas de trabalho para
casa, apresentações sobre a matéria em formato digital;
p) Possibilitar a consulta de dicionários digitais em
substituição do suporte em papel.
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