domingo, 6 de outubro de 2013

"A realidade é o funeral das ilusões." (Jean Commerson)

(…)
A perspectiva da escola inclusiva é uma das grandes conquistas da educação do séc. XX: permite instruir todas as crianças num ambiente que tenha em conta a sua diversidade e impeça a sua marginalização. E assim surgiu a Educação Especial, uma vertente da escola moderna que cresceu a partir da reestruturação das escolas para atender às necessidades de todas as crianças. Na Educação Especial, inserem-se todos os alunos que por deficiência física ou intelectual, ou por problemas de aprendizagem, têm dificuldade em acompanhar o ritmo do ensino regular.
Alguns defendem que estas crianças devem estar em instituições especializadas, porque “atrasam” a aprendizagem dos outros. Quem assim pensa ignora os progressos obtidos (pela inclusão) na socialização das crianças deficientes ou não quer ver as vantagens da solidariedade entre pares, numa turma que a todos integra. Pela minha parte, conheço o trabalho de dezenas de professores de NEE e o entusiasmo de muitos alunos, quando detectam os progressos obtidos por um colega com deficiência, numa turma capaz de incluir e não marginalizar.
A frequência do ensino regular depende do grau de deficiência e dos meios que a escola possui para lidar com a situação, que devem incluir meios físicos diversos e pessoal especializado. Infelizmente, a situação actual é outra: há uma evidente falta de atenção a esta área, quer no apoio aos alunos já incluídos, quer na contratação de professores especializados. Muitas crianças estão privadas desses apoios e muitos professores com formação na área não foram contratados para este ano.
Deste modo, a escola exclui e marginaliza todos os dias. Ainda vamos a tempo de corrigir esta realidade preocupante.

 (Revista do Público de hoje)

Sem comentários:

Enviar um comentário