quinta-feira, 18 de outubro de 2012

No prevenir é que está o ganho

Os jovens do 3º ciclo e do secundário estão a aumentar o consumo de álcool, tabaco e "cannabis", mas diminuiu a ocorrência de embriaguez. Ainda assim, no ano passado, um em cada quatro alunos do secundário apanhou uma bebedeira.
Nos últimos cinco anos, aumentou de 79 para 87% o número de jovens do secundário que consumiu bebidas alcoólicas no último ano, sendo este aumento consistente tanto no vinho, cerveja, bebidas destiladas e espirituosas.
Os dados constam do Inquérito Nacional em Meio Escolar a alunos do Secundário e do 3º ciclo, realizado em Maio de 2011, e que foi esta manhã apresentado em Lisboa.
Em 2011, cerca de um quarto (25%) dos alunos do secundário - ou seja, 60 mil alunos - já tinha apanhado uma bebedeira no último ano, um número elevado mas que, ainda assim, corresponde a uma diminuição face ao último inquérito realizado em 2006 (29%).
Ao nível do tabaco, o inquérito também mostra um aumento do consumo: quase metade (48%) dos alunos afirma ter fumado ao longo do último ano e mais de um terço (cerca de 90 mil alunos) fumam regularmente, uma prevalência que é superior à registada em 2001 (32%).
Preocupante é a prevalência do consumo de cannabis no secundário: 16% dos alunos (cerca de 40 mil) afirma ter consumido essa droga no último mês, sendo que a prevalência de consumo no último ano aumentou de 16% para 23% de 2006 para 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário