quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea." (Gandhi)

Nos EUA, uma professora que nasceu sem braços está a ensinar aos alunos mais do que a solução para problemas de Ciências ou Matemática: Mary Gannon, que trabalha numa escola básica do Ohio, escreve no quadro e no computador e distribui fichas com os dedos dos pés, mostrando aos jovens que é possível conseguir tudo com força de vontade.
"[Não ter braços] não é uma coisa má. Sou diferente, mas tento não usar essa palavra porque tem uma conotação negativa. Simplesmente não sou capaz de fazer certas coisas", afirmou Gannon em entrevista à Fox 8. Esta incapacidade em relação a determinadas tarefas não a impediu, no entanto, de concretizar o seu grande sonho: ser professora. 
Depois de o ano passado ter dado aulas como professora substituta, Gannon, que cresceu num orfanato no México e foi adotada aos 7 anos por uma família do Ohio, conseguiu progredir e é agora responsável a tempo inteiro por várias turmas do 6º, 7º e 8º, sendo vista como uma inspiração por muitos dos estudantes que ensina.
"Ela inspira-me porque me ajuda a manter-me concentrado no meu trabalho. Ajuda-me a perceber o quão bom posso tornar-me nos problemas de matemática, embora não seja muito bom a matemática", confessou Jaden Johnson, aluno de uma das suas turmas do 6º ano na Harding Middle School. A opinião é também partilhada pelos funcionários da escola, que acreditam que faz quem a rodeia acreditar que "se ela consegue fazê-lo, eles também".
Quanto à professora, que dia após dia desafia os seus limites e até consegue conduzir, não podia sentir-se mais realizada. "Estou a fazer o que queria, o que adoro fazer. E se definirmos que vamos fazer seja o que for que queiramos fazer e adorarmos fazê-lo, temos de ir em frente. Ninguém pode parar-nos", sublinhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário