terça-feira, 16 de outubro de 2012

"Em Portugal a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre." (E. Queirós)

Pais fecham escola pela segunda vez

A Escola Básica Integrada de Arão, Valença, voltou hoje a ser fechada a cadeado, num protesto de pais e encarregados de educação contra a extinção do primeiro ano. Os pais ameaçam matricular as crianças na Galiza.
"Entre Valença e Tui [Galiza], temos uma eurocidade. Como tal, será uma possibilidade fazer a matrícula das crianças do outro lado da fronteira, já que em Portugal não temos condições", explicou hoje à agência Lusa a porta-voz dos pais, Paula Natal.
Em causa está a extinção, este ano letivo, da turma do primeiro ano, que obrigou à redistribuição dos 17 alunos pelos segundo e terceiro ano da escola, frequentada por 86 crianças e a funcionar com três professores.
Pela segunda vez este mês, a escola de Arão voltou a aparecer fechada a cadeado, nos portões exteriores, mas também nas portas de acesso ao edifício, situação que só foi ultrapassada pelas 10:30 com a intervenção da GNR.
"Entretanto, algumas crianças foram embora e outras estão nas aulas. Mas isto não pode continuar assim e já estamos a estudar a matrícula dos alunos noutra escola, que poderá ser num concelho vizinho ou em Tui, na Galiza", sublinhou Paula Natal.
Os pais queixam-se ainda de "falta de diálogo" por parte da direção do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, que chegou a admitir colocar na escola uma professora de apoio, mas sem reativar a sala do primeiro ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário