terça-feira, 30 de outubro de 2012

De olhos nos olhos


Para saber mais sobre  livro
John Elder Robison. (2010) Editorial Presença.
Um livro escrito na primeira pessoa, que hoje, tendo-se o conhecimento sobre uma forma de autismo designada síndrome de Asperger, é fácil perceber a revolta do autor. Na sua infância, os seus estranhos hábitos afastaram-no daquilo que desejava, ter amigos.
Lamentando eu própria, o facto de que no passado (?) os profissionais de educação não tenham estado desde sempre “despertos” para a diferença (se porventura hoje o cenário se encontra muito diferente), existindo ainda um percurso a fazer nesse sentido, o autor deste livro revela bem o quanto importante é a aceitação da diferença, para alguém que só aos quarenta anos lhe é diagnosticado a síndrome, é a prova de que vale a pena ser asperger para ter a capacidade de precisão descritiva e bom humor que recheia este livro.
Uma autobiografia, que sem recorrer ao drama, apesar de algumas memórias eventualmente traumáticas conta o percurso de uma vida antes e depois de um diagnóstico, numa adaptação curiosa à vida funcional, mas onde são constantemente relembradas as necessárias oportunidades.
O livro inclui ainda sites e livros sobre a temática. Um livro talentosamente bem escrito, por um fabuloso contador de estórias, que faz desejar que o livro não termine nunca. Claro que me ficou o desejo intenso de ler “Correr com Tesouras”, e agora já nada é igual quando ouço alguma música dos Kiss.
Elvira Cristina Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário