Entender como o cérebro dos alunos funciona, segundo Egídio,
pode ajudar os professores a planejar aulas interessantes, que cativem a
atenção das crianças com atividades estimulantes. “O segredo da evolução do homem é o estímulo. As crianças devem ser
estimuladas para aprender”, ensinou e ainda fez uma analogia: “os animais
agem por instinto, mas em nós o instinto foi substituído pelo aprendizado.
Assim como os instintos são fonte de prazer para o animal, o ato de aprender
deve proporcionar o mesmo para nós. Quando as aulas forem gostosas para a
criança ela vai aprender muito mais facilmente, e terá felicidade em ir para a
escola”.
Romanelli demonstrou como deficiências no sistema neurológico são responsáveis pelo déficit de aprendizagem e apontou quais atitudes cabem ao professor que precisa ensinar alunos com essas limitações. “Três virtudes são necessárias para um professor. São elas: paciência, paciência e paciência. Não há aprendizado sem repetição. Existem alunos que aprendem rápido, mas com alguns deles o professor vai precisar de se sentar do lado e repetir tantas vezes quanto for necessário”, disse o palestrante. Por outro lado, há casos onde a dificuldade é gerada por métodos didáticos equivocados, e agravada quando os erros da criança são repreendidos com dureza excessiva pelo educador. A falta de paciência e delicadeza no trato pode bloquear os alunos, fazendo com que indivíduos sem nenhum distúrbio ou deficiência natural demonstrem semelhante dificuldade nos estudos.
Romanelli demonstrou como deficiências no sistema neurológico são responsáveis pelo déficit de aprendizagem e apontou quais atitudes cabem ao professor que precisa ensinar alunos com essas limitações. “Três virtudes são necessárias para um professor. São elas: paciência, paciência e paciência. Não há aprendizado sem repetição. Existem alunos que aprendem rápido, mas com alguns deles o professor vai precisar de se sentar do lado e repetir tantas vezes quanto for necessário”, disse o palestrante. Por outro lado, há casos onde a dificuldade é gerada por métodos didáticos equivocados, e agravada quando os erros da criança são repreendidos com dureza excessiva pelo educador. A falta de paciência e delicadeza no trato pode bloquear os alunos, fazendo com que indivíduos sem nenhum distúrbio ou deficiência natural demonstrem semelhante dificuldade nos estudos.
Sem comentários:
Enviar um comentário