segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Não me importa a mentira, mas odeio a imprecisão." ( Samuel Butler)

"A reposição terá de ser gradual a partir de 2015. O ritmo será condicionado pelo espaço orçamental". Esta é contudo ainda uma hipótese de trabalho que admitiu que a reposição dos subsídios será realizada na cadência dos 25% ao ano.
Gaspar disse também que o défice esperado para 2013 será de 3% do PIB, havendo uma coincidência com o saldo da administração pública e o tecto dos défices.
Para estes números, que pressupõem uma redução de gastos, ou aumento de receita, Vítor Gaspar afirmou que "as receitas fiscais mantêm-se iguais, havendo apenas alterações do lado da despesa".
"Como foi enfatizado desde o primeiro momento, há medida que o tempo passa o peso do ajustamento que é da responsabilidade da despesa aumenta". Como referiu o responsável, "as receitas fiscais e receitas totais têm uma grande responsabilidade do lado do PIB".
Na apresentação do documento de estratégia orçamental, Vítor Gaspar afirmou anda que em 2016 haverá um défice de 0,6% do PIB, igual ao défice estrutural.
O ministro das Finanças referiu ainda que para 2012, não existirão medidas adicionais, uma vez que "as medidas são as que estão previstas no programa de ajustamento e que estão com mais detalhe no Orçamento Retificativo".

Sem comentários:

Enviar um comentário