quinta-feira, 12 de abril de 2012

E o mundo é um lugar mais inclusivo

Muita gente não imagina quão difícil é a vida de alguém que perdeu uma das habilidades sensoriais mais básicas do ser humano: a audição. Uma simples ida ao cinema pode resultar em frustração, caso não estejam sendo exibidos filmes legendados – uma realidade muito comum nos Estados Unidos, onde os únicos filmes legendados exibidos regularmente são os estrangeiros.
Pensando nisso, a Sony desenvolveu óculos voltados ao público com deficiência auditiva, que permitem ao usuário ler (como se estivesse lendo na tela do cinema) as legendas do filme diretamente nas lentes do aparelho. Isso dá a essas pessoas a possibilidade de ir ao cinema com os amigos numa sexta-feira à noite, por exemplo – horário em que os cinemas americanos raramente exibem filmes legendados.
A reportagem da BBC que apresentou a inovação mostrou ainda algumas aplicações futuras, dizendo que a transcrição automática de conversações, leitura de instruções de GPS e uma infinidade de outros benefícios não estão longe de se tornarem realidade. Os óculos devem estar disponíveis ao público no início de 2012.
Vale lembrar que, apesar de existir a possibilidade de transcrição automática do áudio, o funcionamento dos óculos no cinema será baseado na inserção de arquivos de legenda no software do dispositivo. Dessa forma, as legendas especialmente desenvolvidas para pessoas com dificuldade auditiva serão exibidas sem a possibilidade de erros por captação de som equivocada.

Sem comentários:

Enviar um comentário