segunda-feira, 2 de abril de 2012

Um caminho nunca é demasiado longo quando um amigo nos acompanha

Criado pela ONU para alertar para o problema
O dia 02 de abril é o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas, em 2007, para consciencializar as pessoas para este problema.
Segundo a Associação dos Amigos do Autismo (AMA), esta doença «é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento da criança, que resulta numa incapacidade que se prolonga durante toda a vida. Manifesta-se através de dificuldades muito específicas ao nível da interação social, da aquisição e uso convencional da comunicação e da linguagem, pela restrita variedade de interesses e alterações do comportamento».
Estas perturbações estão geralmente associadas a dificuldades de utilização da imaginação, em aceitar alterações de rotinas, a um défice de atenção e de concentração, à falta de motivação e à exibição de comportamentos estereotipados.
Para assinalar a data, a AMA vai desenvolver várias atividades, entre as quais a visita às obras do futuro Centro de Atividades Ocupacionais que estão a decorrer na Escola Carteado Mena, Viana do Castelo.
Segundo a AMA, este centro será o primeiro e funcionará dentro de uma escola pública, onde já funcionam duas Unidades de Autismo neste mesmo agrupamento. Vai ainda funcionar como plataforma para inserir cidadãos com autismo no mundo do trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário