terça-feira, 23 de abril de 2013

"Ser tímido é dar importância aos outros. Ser desinibido é dá-la a si próprio. Mas normalmente o tímido tem-na. O desinibido não." (Vergílio Ferreira)



O que é timidez? Timidez é um sentimento que incapacita nomeadamente em situações de interação social.
O que é Timidez?
Basicamente a timidez é uma auto-avaliação negativa, uma baixa noção de quem somos e do que somos capazes, criando assim, um desconforto e inibição em situações de interacção social.
Normalmente, a timidez interfere na concretização de objectivos interpessoais (sair com os amigos, ter uma namorada), mas também profissionais (apresentar um trabalho em público), apresentando vários sintomas facilmente identificáveis.
Timidez Infantil
No caso das crianças, a timidez pode representar pouca expressão verbal e não verbal e interferência no sucesso escolar. Crianças e adolescentes tímidos também sentem dificuldade em fazer valer os seus direitos e expressar as suas opiniões e valores.
Já em adultos, para além destas consequências da timidez, poderão sentir dificuldade em prosseguir na sua carreira, em trabalhar em equipa e muitas vezes consumo de álcool como meio de desinibição em situações de interacção social.

Sem comentários:

Enviar um comentário